“Eu fiz A Mão da Limpeza para
repor certas coisas no lugar e remendar um preconceito histórico contra os
negros; para responder, no mesmo tom, um desaforo – o velho ditado: ‘Negro,
quando não suja na entrada, suja na saída.’
“Ocorriam-me imagens de lavadeiras
lavando roupa nas beiras de rios, inúmeros, por que eu passei no interior da
Bahia e outros lugares; de cozinheiras negras, jovens e velhas, espalhadas
pelas cozinhas do Brasil; de várias faxineiras limpando as casas. Ocorria-me
com muita nitidez o quão acionados e quão importantes são os negros para o
trabalho de limpeza em geral que é feito na vida, e também com tamanha nitidez
o quão sujadores são exatamente os que têm mais recursos, os mais ricos, os
mais beneficiados da sociedade que, em sua grande maioria, correspondem à
classe mais clara, a faixa mais branca.
“Quer dizer, os negros são tão
maciçamente empenhados na função da limpeza da comunidade e acabam sendo
acusados de ser os sujões. No fundo, o provérbio tem uma conotação nitidamente
moral, além de física; o que se tenta considerar como sujo no negro é sua
existência, sua pessoa, sua condição humana. Nesse sentido é muito mais
terrível, e a música nem alcança a dimensão da crítica disso; ela apenas toca
nisso.
“Mas jogando a sujeira como algo
produzido preferencialmente pelos brancos, ela faz a limpeza da nódoa que
quiseram impor aos negros. E deixa implícita também uma condenação moral aos
brancos. Ou seja: ‘Sujos na verdade são vocês, de corpo e alma; pelo menos,
mais sujos que os negros vocês são. Há muito mais sujeira a apurar ao longo do
processo da civilização de vocês do que da nossa.’ É o que a música diz. E ela
diz o que tem a dizer, com contundência e eficácia.”
Criem um slogan de impacto e desenhos com técnicas mistas de autoria,
observando:
a) A temática antirracista proposta: “Infância, combate ao racismo e
resistência”
b) A realização do trabalho em folha sulfite,única, tamanho A4, sem dobras;
c) Não constar identificação do Autor na frente da folha;
d) As informações para a
identificação devem constar no verso, da folha/trabalho contendo as seguintes
informações:
I.Nome completo do Autor;
II.Idade;
III.Nome da instituição
(Escola) proponente, série e turma.
A realização dos trabalhos pelos
alunos deve ser precedida de pesquisa documental sobre a temática étnico-racial
e a cultura afro-brasileira, abordando as seguintes diretrizes:
a)A igualdade da população negra
como sujeito de direito;
b)A compreensão de que a
sociedade é plural e que os indivíduos pertencem a grupos étnico-raciais
distintos;
c)A desconstrução de que
negros e indígenas são grupos inferiores;
d)O rompimento das imagens
negativas associadas à população negra; e
e)O diálogo com os
diferentes.
As premiações descritas no Item
acima serão distribuídas entre as três categorias descritas no item “IV -sobre a inscrição”, da seguinte
maneira:
a) 1ª categoria:
. 1º Lugar : 1 Tablet e 12 meses de Cestas de Alimentos.
. 2º Lugar -06 meses de cestas de alimentos.
. 3º Lugar - 06 meses de cestas de alimentos.
. 4ºLugar- 06 meses
de cestas de alimentos.
. 5º Lugar - 06 meses de cestas de alimentos.
b) 2ª categoria
. 1º Lugar - Curso de Inglês (12meses) e 12 meses de cestas de alimentos
. 2º Lugar - 06 meses de cestas de alimentos.
. 3º Lugar - 06 meses de cestas de alimentos.
. 4º Lugar - 06 meses de cestas de alimentos
. 5º Lugar - 06 meses de cestas de alimentos.
c) 3 ª categoria
. 1º Lugar - 1 aparelho celular Smartphone e 12 meses de cestas de alimentos.
. 2º Lugar - 06 meses de cestas de alimentos.
. 3º Lugar - 06 meses de cestas de alimentos.
. 4º Lugar - 06 meses de cestas de alimentos.
. 5º Lugar - 06 meses de cestas de alimentos.
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