quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Transportar um Hammock Coberto, Rio de Janeiro, Brasil, 1819-1820


Fonte:
Henry Chamberlain, Vistas e costumes da cidade e do bairro do Rio de Janeiro, Brasil, entre desenhos tomadas pelo Tenente Chamberlain, da Artilharia Real, durante os anos 1819 e 1820, com explicações descritivas (Londres, 1822). A ilustração mostrada aqui é tomada a partir da edição (Português) brasileiro, figurinos e Vistas de Cidade e Arredores do Rio de Janeiro in 1819-1820 (Livaria Kosmos, Rio de Janeiro, 1943), p. 51 (placa 9 na edição de Londres 1822). (Cópia na Biblioteca da Universidade de Florida, Gainesville)

Comentários:
Legenda, chamado de "Rede" este "tipo de rede", o autor escreve, "é geralmente feito de rede de algodão, tingido de várias cores e com franjas, em que as fêmeas, um pouco acima das classes mais baixas, são levados por seus escravos , é equipado com um travesseiro para apoiar-se, e em todo o bambu, de que seja suspensa, é lançada uma cobertura fantástica ou cortina listrada Quando a senhora quer parar, a planta transportadoras suas varas no chão e apoiar as extremidades. do bambu no garfo de ferro fixada na extremidade de cada um para o efeito, até a patroa opta por avançar. " À direita, um escravo é uma boa carga de "Capim Guiné ou grama", enquanto na esquerda, a mulher que carregava seu filho está vendendo abacaxis (pp. 202-203). As figuras de primeiro plano no livro de Chamberlain foram copiados a partir de três cores distintas de água anteriormente traçada por Joaquim Candido Guillobel. Nascido em Portugal em 1787, Guillobel veio ao Brasil em 1808, ea partir de 1812 começou a "desenhar e pintar pequenas figuras em cartões de cenas do cotidiano no Rio de Janeiro." Para mais detalhes biográficos sobre Guillobel, que morreu em 1859, e reproduções de cerca de 60 dos seus desenhos originais a cores (incluindo os mostrados aqui), ver Joaquim Candido Guillobel, Usos e Costumes do Rio de Janeiro NAS figurinhas de Guillobel [1978]. O texto deste volume é dado em Português e Inglês, o autor das notas biográficas que é, presumivelmente, o compilador do volume, não é dado na Biblioteca do Congresso que a cópia foi consultado. (Veja neste site, "Chamberlain" para os desenhos relacionados.

http://hitchcock.itc.virginia.edu/Slavery/details.php?categorynum=9&categoryName=Domestic%20Servants%20and%20Free%20People%20of%20Color&theRecord=57&recordCount=60

Nenhum comentário: