quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Festa de Nossa Senhora do Rosário, Rio de Janeiro, CA, Brasil. 1770



Fonte
Carlos Julião, Riscos Illuminados de figurinhos de broncos e negros dos Uzos do Rio de Janeiro e Serro Frio (Rio de Janeiro, 1960), chapa 35. As estampas usadas como placas neste livro estão alojados na Seção de Iconografia da Biblioteca Nacional do Brasil, a introdução histórica e catálogo descritivo foram escritos por Lygia da Foneseca Fernandes da Cunha. (Cópia na Biblioteca da Universidade de Tulane)

Comentários
Mostra elaborar estilos de roupas dos participantes escrava no festival, eles usam sapatos de salto alto com fivelas, colares e outras jóias. Duas das mulheres carregam bandejas de prata cheias de moedas que "implorou" dos espectadores. O grupo segue um pequeno garoto vestindo roupas coloridas adornados por penas, segurando um pedaço de madeira e um pequeno machado. Nasceu em ca Itália. 1740, Julião se juntou ao Exército Português e viajou extensamente no Império Português, por volta de 1760 e 1770 esteve no Brasil, onde morreu em 1811 ou 1814. Para uma análise detalhada e crítica dos dados Julião como representações da vida de escravos brasileiros, bem como um esboço biográfico de Julião e sugeriu datas para suas pinturas, ver Silvia Hunold Lara, Alfândegas e Figurinos: Carlos Julião ea Imagem de escravos negros no Late Brasil do século XVIII (Escravidão e da Abolição, vol. 23 [2002], pp 125-146).

http://hitchcock.itc.virginia.edu/Slavery/details.php?categorynum=12&categoryName=Music,%20Dance,%20and%20Recreational%20Activities&theRecord=26&recordCount=54

Nenhum comentário: