quarta-feira, 3 de outubro de 2012

II Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira – Prêmio Palmares 2012


Estão abertas até 1º de novembro as  inscrições para o II Concurso Nacional  de Pesquisa sobre Cultura  Afro-Brasileira – Prêmio Palmares 2012. O  concurso é de competência do  Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra e tem o  objetivo de estimular a produção científica e dar visibilidade aos  trabalhos acadêmicos que versem sobre a Cultura  Afro-Brasileira. Serão considerados como Pesquisa sobre  Cultura  Afro-Brasileira os trabalhos que apresentem aspectos da tradição   histórica, social, cultural, geográfica ou jurídica da população   afrodescendente no Brasil (incluindo comunidades remanescentes de   quilombos e comunidades religiosas de matriz africana), bem como sobre   patrimônio material (bens imóveis, coleções, acervos) e imaterial   afro-brasileiro, compreendendo: saberes (conhecimentos e modos de   fazer); celebrações (rituais e festas tradicionais); formas de expressão  (manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas);   lugares (espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais   coletivas).

Ao todo, serão premiadas 13 pesquisas,  sendo que nas categorias  Monografia e Dissertação, a concorrência será  regionalizada, ou seja:  serão premiados os melhores trabalhos em cada  região (Sul, Sudeste,  Centro-Oeste, Norte e Nordeste). Na categoria  Tese, serão premiados os 3 melhores trabalhos (1º, 2º e 3º lugar geral).

Os vencedores das categorias Monografia e  Dissertação receberão também  uma premiação em dinheiro: R$ 4 mil para  cada monografia e R$ 8 mil  para cada Dissertação. Para os primeiros  colocados na categoria Tese, a premiação se dará na forma da publicação  de um livro, com tiragem  mínima de 1.000 (mil) exemplares contendo na  íntegra o conteúdo da  pesquisa premiada.

A participação no concurso é gratuita e  aberta a qualquer pessoa com  defesa comprovada de monografia,  dissertação ou tese em universidade  pública ou privada cadastrada no  Ministério da Educação, em qualquer  área de conhecimento,  especialmente  das Ciências Sociais e Humanas, e  que atendam aos critérios do Edital.

Os candidatos que desejarem se inscrever  no concurso deverão realizar sua inscrição prévia encaminhando a Ficha  de Inscrição para o e-mail  premiopalmares2012@palmares.gov.br .  A inscrição definitiva só será efetivada após o recebimento, via   postal, dos trabalhos e documentos solicitados no Edital. Para   visualizar ou imprimir a Ficha de Inscrição, clique aqui.

As dúvidas serão respondidas somente por meio do e-mail   premiopalmares2012@palmares.gov.br .

Para visualizar ou imprimir a versão em PDF do Edital, clique aqui.

Fonte: Fundação Cultural Palmares

Nenhum comentário: