Sinopse:
A educadora musical, professora e coordenadora do Colégio Vértice Lilian Abreu Sodré realizou uma pesquisa primorosa para o Projeto África da escola. O resultado está neste livro. São doze canções tradicionais de sete países africanos, com sugestões de atividades que envolvem canto, instrumentação, brincadeiras cantadas e dança. Ao trabalhar com este livro em sala de aula, o professor de música, educação artística e Educação Infantil e Ensino Fundamental ensinará aos alunos não só a melodia das canções mas também as letras originais, com a respectiva transliteração, e poderá ampliar o trabalho com informações sobre o ambiente cultural mais amplo em que a experiência musical ocorre. O professor encontrará, ainda, orientações sobre como usar instrumentos musicais africanos e indicações de como fazer, junto com os alunos, instrumentos musicais com material reutilizável, além de partituras e glossário.
O livro é acompanhado por CD (produção musical, arranjos, gravação e voz de Clotilde Saporito) com catorze músicas e os playbacks para uso em sala de aula.
Selecionado para o catálogo da Feira de Bolonha de 2011.
Sumário:
Apresentação 8
Prefácio 10
Ao professor 11
Para o bom aproveitamento do material 14
Preparação geral para a atividade 14
Preparação da turma 15
Ensinando a canção 15
Uso dos instrumentos 16
A África Negra e o jeito "total" de fazer música 17
A polirritmia 20
Unidade 1 - Taa taa tee (Gana) 22
Unidade 2 - Elala Elio (Camarões) 24
Unidade 3 - Chai, chai (África do Sul) 26
Unidade 4 - Shosholoza (África do Sul) 30
Unidade 5 - Abiyoyo (África do Sul) 34
Unidade 6 - Fatou yo (Senegal) 36
Unidade 7 - Zinyamaredu (Zimbábue) 40
Unidade 8 - Ie ie bore ie (Zimbábue) 42
Unidade 9 - Funga alafia (Libéria) 44
Unidade 10 - Kamiole (Congo) 46
Unidade 11 - Obonso (Gana) 48
Unidade 12 - E nhambo (Camarões) 50
Atividades alternativas 52
Instrumentos africanos 56
Instrumentos feitos com material reutilizável 61
Partituras 64
Países de origem das canções 70
Glossário 74
Bibliografia 76
Discografia 77
Sites sugeridos 78
Faixas do CD 79
Apresentação 8
Prefácio 10
Ao professor 11
Para o bom aproveitamento do material 14
Preparação geral para a atividade 14
Preparação da turma 15
Ensinando a canção 15
Uso dos instrumentos 16
A África Negra e o jeito "total" de fazer música 17
A polirritmia 20
Unidade 1 - Taa taa tee (Gana) 22
Unidade 2 - Elala Elio (Camarões) 24
Unidade 3 - Chai, chai (África do Sul) 26
Unidade 4 - Shosholoza (África do Sul) 30
Unidade 5 - Abiyoyo (África do Sul) 34
Unidade 6 - Fatou yo (Senegal) 36
Unidade 7 - Zinyamaredu (Zimbábue) 40
Unidade 8 - Ie ie bore ie (Zimbábue) 42
Unidade 9 - Funga alafia (Libéria) 44
Unidade 10 - Kamiole (Congo) 46
Unidade 11 - Obonso (Gana) 48
Unidade 12 - E nhambo (Camarões) 50
Atividades alternativas 52
Instrumentos africanos 56
Instrumentos feitos com material reutilizável 61
Partituras 64
Países de origem das canções 70
Glossário 74
Bibliografia 76
Discografia 77
Sites sugeridos 78
Faixas do CD 79
Orelha:
Fonte:http://www.libre.org.br/titulo_view.asp?ID=10765
Acompanho o trabalho da professora Lilian Sodré desde que começou no Colégio Vértice, em 1997, com muita admiração pela sua seriedade profissional. Suas aulas são sempre antecedidas de pesquisa e formatação pedagógica e trazem invariavelmente novidades em termos de material e suporte.
Nos projetos executados pelo Colégio, envolvendo entre outras as culturas do Oriente Médio e do Japão, Lilian tem se esmerado em ensinar aos alunos não só a melodia das canções mas também as letras originais e sobre o ambiente cultural mais amplo em que a experiência musical se assenta e interage.
Quando propusemos a África como tema do projeto anual de 2009, Lilian realizou uma pesquisa primorosa para trazer com riqueza a cultura musical africana para nossos alunos. Foi um trabalho intenso, pois quase nada existia, no Brasil, que pudesse ser utilizado para o ensino de música africana nas escolas.
O material deste livro, resultado do Projeto África de 2009, por ser inédito e único sobre a cultura musical africana, servirá não só como rica ferramenta para todos os interessados em utilizá-lo em sala de aula mas também para aqueles que queiram conhecer a diversidade cultural africana expressa em suas músicas.
Walkiria Gattermayr Ribeiro- Educadora e Diretora do Colégio Vértice
Fonte:http://www.libre.org.br/titulo_view.asp?ID=10765
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