terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A Curva da Cintura - Parte 4 de 4

A Curva da Cintura - Parte 3 de 4

A Curva da Cintura - Parte 2 de 4

A Curva da Cintura - PARTE 1 de 4



Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra e Toumani Diabaté lançam o álbum A Curva da Cintura. Toumani é internacionalmente conhecido por tocar kora - uma espécie de harpa com 21 cordas - instrumento tradicional da África Ocidental, e por vencer, em 2010 e 2011, o Grammy Awards na categoria melhor álbum de Traditional World Music.
A Curva da Cintura foi gravado em Bamako, capital do Mali, na África, e em São Paulo, entre abril e maio de 2011. O projeto começou a ser esboçado a partir de uma série de shows que Arnaldo e Edgard apresentam juntos -- apenas as vozes dos dois, a guitarra ou violão, e um bumbo eletrônico tocados por
Edgard - desde 2009, paralelamente à carreira solo de cada um deles. Entusiasmados com o resultado sonoro desses concertos, Arnaldo e Edgard, que já são parceiros há quase vinte anos, começaram a compor novas canções para gravar um disco conjunto.
"Durante esse processo, fomos convidados a dividir um concerto com Toumani, no ano passado, dentro do Festival Back2Black, no Rio de Janeiro", conta Arnaldo. Fizeram juntos apenas um ensaio e se apresentaram no dia seguinte, acompanhados também de Chico Salem e Jam da Silva. "A sintonia foi tão grande que Toumani, entusiasmado, nos convidou para um dia irmos gravar com ele no Mali", completa Edgard.
"Após este contato, decidimos então convidá-lo para dividir conosco esse projeto. Toumani gostou da ideia e, quando as agendas permitiram, fomos para Bamako", explica o guitarrista brasileiro. Lá, ficaram duas semanas gravando com o músico africano, seu filho, Sidiki Diabaté, e outros músicos locais. Além das parcerias inéditas que levaram, compuseram com Toumani alguns temas que acabaram entrando no álbum. "Foi uma experiência mágica, do encontro de duas culturas diferentes dialogando e encontrando afinidades através da música", destaca Arnaldo.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Quinteto Abanã - Oxum



Negravat: Soprano
Giovani Di ganzá: Violão
João Nascimento: Percussão
Renato Antunes: Violoncelo
Douglas Lima: Flauta

Ária de Oxum (composição de Di ganzá)
Oro omim ma (Domínio Publico)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Serviço de Preto




O videoclipe musical "Serviço de Preto" é uma alusão ao termo pejorativo utilizado como forma de fazer menção as atividades e serviços mal feitos ou de baixa qualidade. O personagem central do video percorre um tempo histórico, desde o tráfico de escravos, até a tentativa do afrodescendente de inserção social através do mercado de trabalho.
A música é de autoria da dupla "Daniel Garnet e Peqnoh" com a parceria de Phael Camargo e Dennys Odd, sendo este o primeiro single que integrará o álbum de título homônimo, com previsão de lançamento para novembro de 2012.
Justificando a legitimidade da ideia central, a obra traz depoimentos reais de situações vividas por diversos profissionais negros.